SOBRE NÓS

O grupo de pesquisa Administração da Justiça (AJUS) tem como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre sistemas de justiça com base em evidências. Administração da Justiça é tema de alta relevância social e política, porém, pouco estudado sob o enfoque da administração pública. Para a consecução desse objetivo, o AJUS realiza estudos e pesquisas, ministra cursos, desenvolve tecnologias e metodologias sobre administração de organizações da justiça, com o apoio de múltiplas teorias, métodos e técnicas de pesquisas. O Grupo procura integrar, em suas atividades, várias áreas do conhecimento, como Direito, Economia, Sociologia e Administração Pública, com a finalidade de gerar e disseminar conhecimentos, formar profissionais de alto nível e melhorar os níveis de eficiência e de efetividade da Justiça.


O AJUS teve os seus primeiros passos em esforço pioneiro dos professores Tomas de Aquino Guimaraes, Janann Joslin Medeiros e Catarina Cecília Odelius, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA-UnB), que realizaram no período de 2008-2009 um estudo sobre administração estratégica e processo judicial eletrônico no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Esse trabalho impulsionou estudos posteriores e a criação de um grupo de pesquisa, registrado em 2011 no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, denominado Gestão e Inovação em Organizações da Justiça. Posteriormente, o escopo de atuação desse grupo foi ampliado para estudos e pesquisas relacionados com o sistema de justiça como um todo, com foco nos conceitos de Desempenho, Governança, Inovação e Legitimidade. Esses quatro conceitos são amplos o suficiente para o entendimento sobre como sistemas de justiça são administrados.


Para o AJUS o sistema de justiça é amplo e inclui organizações judiciais, como os tribunais judiciais, e outras instituições essenciais à justiça, como Ministério Público, Advocacia Pública, Advocacia, Defensoria Pública, tribunais administrativos, cartórios e órgãos de segurança pública. A administração da justiça implica o uso coordenado e articulado de recursos, conhecimentos, pessoas, regras, leis e instituições em geral com o objetivo de resolver conflitos entre indivíduos, grupos e organizações. Como campo de pesquisa, a Administração da Justiça compreende múltiplas teorias e métodos de pesquisa, visando investigar a gestão do sistema de justiça em diferentes níveis de análise. Trata da relação entre administração e provisão de justiça em um determinado contexto social.

Inicialmente restrito a um grupo de docentes e discentes do PPGA-UnB, o AJUS expandiu suas fronteiras e conta com mais de 50 membros, entre professores, pesquisadores e discentes de cursos de doutorado, mestrado e graduação, vinculados a várias instituições de ensino e pesquisa e do sistema de justiça. Cabem ser destacadas as seguintes instituições em que o Grupo se faz presente: Universidade de Brasília, universidades federais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná, Instituto Federal Goiano, Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais, Universidade Positivo, Tribunal de Contas da União, defensorias públicas da União e do Distrito Federal, Superior Tribunal de Justiça e Advocacia-Geral da União, no Brasil; e Universidade de Lisboa e Direção-Geral de Política de Justiça, em Portugal.

Até janeiro de 2021 o AJUS já contribuiu com a formação de mais de cinquenta profissionais de alto nível, que atuam em instituições de ensino e pesquisa e em organizações públicas e privadas. Além disso, os estudos e pesquisas do Grupo já resultaram em diversos artigos científicos publicados em renomados periódicos científicos no Brasil e no exterior, bem como trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais. Portanto, é possível dizer o AJUS consolidou-se como grupo de referência na pesquisa e no ensino no tema Administração da Justiça no cenário brasileiro, e expandindo-se para Portugal. A prova maior dessa consolidação foi a criação, em 2018, de um evento científico anual, intitulado Encontro de Administração da Justiça – EnAJUS. O 4º EnAJUS, programado para ser realizado em Lisboa, Portugal, em outubro de 2021, tem como finalidade principal desenvolver e ampliar redes de cooperação e disseminar o conhecimento sobre Administração da Justiça.